Busca rápidaX


MANCHETES

NITs de Ijuí já formaram quase 100 alunos e projetam novas opções para 2023

8 de dezembro de 2022

Os Núcleos de Inovação para o Trabalho (NIT) implantados em duas escolas técnicas de Ijuí na metade deste ano, já tem obtido resultados importantes. Voltados para a oferta de cursos rápidos e focados em habilidades específicas, as formações buscam atender a demanda crescente do mercado de trabalho de profissionais com conhecimentos pontuais em determinado setor e já preparados para desempenhar essas funções.

Nesse sentido, a coordenadora da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE), Eveline Eberle. Reforça a importância de aliar teoria e prática.

“Muitas vezes lá no ensino médio, que é focado só na teoria, o estudante não vê aonde ele irá aplicar tudo aquilo, mas no NIT sim. Então, o curso técnico veio, inclusive, para auxiliar inclusive no ensino médio, com os componentes que são trabalhados lá, juntamente com o que eles estão estudando aqui e colocando já na prática de uma forma inovadora e empreendedora”, destaca Eveline.

Dos dois NITs existentes em Ijuí, um na Escola Técnica Estadual 25 de Julho e outro no Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, também conhecida como escola polivalente, quase 100 pessoas, entre alunos e membros da comunidade em geral, já concluíram formações técnicas específicas.

Na Escola 25 de Julho, neste ano foram ofertados cursos de Marketing Digital e Informática Básica para o Trabalho. Já no polivalente, foram formadas duas turmas do curso de Revestimento Cerâmico e uma no de Desenho Arquitetônico em 2D e 3D.

“Para o próximo ano devemos reeditar o curso de desenho arquitetônico pela demanda que surgiu, além de estarmos planejando lançar cursos nas áreas de elétrica e hidráulica”, detalha o professor Luís Cesar da Cruz de Souza, coordenador do curso técnico em edificações, que é oferecido pelo educandário, o qual tem foco em cursos da área da construção civil.

Já conforme a vice-diretora da manhã da Escola 25 de Julho, Rosângela da Silveira, os dois cursos oferecidos pela escola neste ano deverão ser reeditados em 2023. “Em paralelo, já estamos montando outras formações, como nas áreas de informática, programação, eletroeletrônica e de operação de drones”, detalha a vice-diretora.

Todos os cursos foram e são gratuitos, com inscrições sendo realizadas diretamente nos educandários. Porém, ainda não há previsão para abertura do período de matrículas e quantidade de oferta de vagas no próximo ano letivo das escolas técnicas. Os diretores detalharam que após haver estas definições, as instituições irão divulgar amplamente as informações.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí