Busca rápidaX

MANCHETES

Antibióticos de uso pediátrico estão em falta na farmácia municipal de ijuí

15 de maio de 2023

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou recentemente o resultado dum estudo sobre o desabastecimento de medicamentos em farmácias municipais. Segundo a publicação, foram analisados 3 mil 360 municípios, e desses, 82% enfrentam falta de medicamentos, ou seja, um problema generalizado. Em Ijuí, segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, Aline Schneider, atualmente o cenário é mais difícil em relação aos antibióticos infantis, principalmente amoxicilina suspensão e amoxicilina com clavulanato, que são de uso pediátrico, são geralmente os medicamentos mais afetados pelo desabastecimento.

Aline citou que esse ano a situação melhorou bastante se comparada a 2022, quando diversos laboratórios pararam de produzir medicamentos para doenças crônicas para priorizar outros em razão da alta demanda de doenças respiratórias. A forma como os municípios compram esses remédios geralmente se dá via licitação, através de pregão com registro de preços. Apesar de burocrático e lento o processo é necessário, conforme avalia Aline. Ijuí hoje faz sua própria licitação, o que garante a autonomia do município, mas muitos optam por comprar através do CISA.

Sobre o desabastecimento dos antibióticos infantis, o problema é recorrente em ijuí desde o ano passado. Aline comenta que quando o município conseguiu amoxicilina foram cerca de 600 frascos, mas muitos outros nem sequer receberam. A situação preocupa, segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica, já que a população se encontra num momento de fragilidade com o aumento de doenças agudas. Segundo ela, uma das alternativas para amenizar o problema é trabalhar na questão da fitoterapia e tentar incorporar esses medicamentos fitoterápicos no serviço, bem como incluir o uso de plantas medicinais na rotina dos pacientes sempre que possível.

 

Fonte: RPI/ Foto: wikipédia