Busca rápidaX


MANCHETES

Aviões transportam cocaína da Bolívia e do Paraguai para a região, identifica a Polícia Civil

1 de julho de 2023

Na manhã desta sexta-feira, 30, agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam uma carga de cocaína avaliada em mais de 16 milhões de reais. Os 400 kg de cocaína estavam sendo transportados em duas caminhonetes vindas da região metropolitana.
As investigações, que já vêm sendo realizadas há pelo menos dois anos pela DRACO, com a participação da Brigada Militar, mostram que facções da região metropolitana utilizam-se de aviões para trazer drogas para a região de São Luiz Gonzaga, de onde são distribuídas para o resto do Rio Grande do Sul.
Recentemente, em trabalho conjunto, Polícia Civil e Brigada Militar apreenderam um avião que é suspeito de fazer a rota do tráfico. Há suspeitas de que o grupo criminoso traga a droga diretamente da Bolívia.
O avião apreendido recentemente utilizava-se de sistema clandestino de reabastecimento em pleno vôo, permitindo percorrer longas distâncias sem necessidade de pousar para abastecer.
Na data de hoje, as informações iniciais indicam que um avião branco, vindo da direção do Paraguai, tenha trazido a droga.
Os três presos foram conduzidos para serem interrogados na DRACO de São Luiz Gonzaga.
A DRACO e a BM já haviam aprendido 30kg de cocaína no ano de 2021, decorrente de outro arremesso feito na região de Roque Gonzales.
Os indícios coletados até o momento indicam que São Luiz Gonzaga esteja servindo de pista de pouso para facções trazerem a droga direto de países como Bolívia e Paraguai.