Busca rápidaX


MANCHETES

TJ cancela assembleia de associados da Cotrijuí marcada para quarta-feira, 21

19 de dezembro de 2022

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul cancelou a assembleia de associados da Cotrijuí, que estava marcada para quarta-feira, 21, à tarde, na cripta da paróquia São Geraldo, em Ijuí. A decisão foi publicada nesta segunda-feira. A convocação para o encontro, feita por um grupo de associados, ocorreu após a Junta Comercial do Estado, dia 24 do mês passado, ter anulado o efeito da assembleia realizada em 2014, em Chiapetta, pela então direção da cooperativa, com sede em Ijuí, que decidiu pela liquidação extrajudicial da Cotrijuí.

A atual direção liquidante da cooperativa, nomeada pela Justiça, ingressou com recurso para evitar a assembleia dessa semana, o que foi atendido. Segundo a determinação de hoje do Tribunal de Justiça, a decisão unilateral de convocar assembleia de associados para deliberar pela substituição das decisões realizadas no período de 27 de setembro de 2014 a 3 de outubro de 2017 é verdadeira afronta à decisão judicial, pois já existe uma liquidação judicial em andamento, inclusive, com liquidante nomeado pelo poder Judiciário.

“Em outras palavras, é um ato administrativo, particular, unilateral, que pretende desconsiderar decisão judicial, ou pelo menos querer dar aparência de uma regularidade, quando na verdade só pretende criar confusão e atentar contra a Justiça”, acrescenta a decisão desta segunda-feira.

Em 2018, a liquidação extrajudicial foi transformada em liquidação judicial, quando a Justiça nomeou um interventor para realizar a administração da Cotrijuí, o que segue no momento. A assembleia de quarta-feira de associados pretendia escolher representantes para atuar conjuntamente na direção da cooperativa. No final de outubro deste ano uma decisão judicial liberou para leiloar os bens da Cotrijuí, porém ainda sem data. A cooperativa deve cerca de 2 bilhões e 500 milhões de reais para mais de 11 mil e 400 credores, inclusive agricultores que entregaram grãos na instituição. Por ser cooperativa, a Cotrijuí não vai à falência.

Fonte: Rádio Progresso